Meu guia de viagem essencial para o Chile
3 min readEnquanto assistia à tradicional apresentação balinesa em Ubud, onde homens e mulheres vestidos como Ram, Sita e Ravan dançavam ao redor do fogo, meu amigo íntimo Anish me perguntou por que ainda não publiquei um guia de viagem completo para o Chile.
Você acharia estranho o motivo da pergunta, mas ele estava preocupado porque, embora eu viaje pelo mundo, sozinho, e me delicie com diferentes culturas, não escrevo o suficiente sobre elas.
Anoto minhas experiências culturais, as pessoas que conheço e os lugares para onde viajo, mas muitas das minhas histórias de viagens ainda estão escondidas nas pastas. Como nunca servimos nossos caril sem enfeita-los com garam masala e coentro, também tenho que dar os retoques finais a essas histórias antes de publicá-las.
Este enorme guia de viagem ao Chile é uma dessas peças adiadas. Viajei pelo Chile por cerca de seis meses como parte de uma viagem mais longa de nove meses pela América do Sul, sozinho, e voltei no ano passado.
Desde então tenho escrito e viajado em tempo integral, como todos sabem. E desde setembro vivo como nômade, sem casa para onde ir, passando a maior parte do tempo na estrada.
Recentemente, depois de viajar incansavelmente pelo Sudeste Asiático (de novo) por dois meses, estou parado por um mês e fazendo a edição final de uma boa parte do meu conteúdo; a maior parte da minha escrita está prestes a sair do armário antes de eu partir para novas aventuras.
Supondo que ambos façamos justiça a este ambicioso guia de viagem ao Chile, continuemos.
O Chile, o país mais estreito do mundo, está localizado na extremidade ocidental do continente sul-americano. O Chile lidera o nosso caminho até ao fim do mundo, pois o extremo sul do Chile, o Cabo Horn, é a última área habitada do planeta, que depois dá lugar ao Sul da Antártida, uma terra de ninguém.
O extremo sul do Chile ou da Patagônia ainda é praticamente desprovido de humanos devido ao seu clima frio e inóspito, e a temperatura lá permanece baixa durante todo o ano. Mesmo os conquistadores espanhóis não conseguiram colonizar esta parte do Chile, que haviam conquistado por completo.
Mas deixe-me surpreendê-lo dizendo que a parte norte deste longo país é o deserto mais seco do mundo, o Atacama, sobre o qual todos estudamos nas aulas de Geografia.
Você já viu esses contrastes geográficos dentro de um país antes? (Conheço o Himalaia e o deserto de Thar, mas esta é uma pergunta retórica.)
Muitas pessoas me perguntam isso porque o Chile fica muito longe da Índia e ainda não é um destino popular entre os viajantes indianos. Eu era o único índio na ilha chilena onde morava, e a maioria dos ilhéus encontrava um índio pela primeira vez, o que explica meu status de celebridade no interior do Chile.
Até que um casal amigo meu, que também foi ao Chile para o mesmo programa English Open Doors (EODP) para o qual me voluntariei mais tarde, mencionou o Chile, eu nem sabia que o país existia. Ou talvez eu soubesse, mas tinha-me esquecido do pequeno país que prospera no extremo do continente sul-americano, pois não ouvimos falar frequentemente do Chile.
Babando com algumas fotos de meus amigos no Chile e aceitando que seria rejeitado pelos programas de redação criativa em inglês aos quais me inscrevi, enviei uma inscrição para o programa de voluntariado do Chile. Como parte do EODP, tive que dar aulas de inglês no Chile durante quatro meses em troca de alimentação e hospedagem.